Submissão de propostas
Formatos
Os participantes do SciComPt 2025 poderão submeter propostas nas seguintes categorias:
a) comunicações breves;
b) comunicações;
c) sessões completas;
d) demonstrações;
e) oficinas de formação.
Estes formatos são exemplos de referência, qualquer outra sugestão será analisada pela comissão científica.
Orientações e critérios gerais
Todos/as são convidados/as a submeter propostas, em qualquer um dos formatos, de acordo com as seguintes orientações gerais (e as orientações específicas enunciadas em cada um dos formatos):
- Cada participante poderá ser primeiro autor de, no máximo, duas comunicações, que incluem comunicações, demonstrações e sessões completas;
- As submissões devem privilegiar a equidade de género e de direitos e a diversidade geográfica e institucional;
- A diversidade de oradores e elementos de um painel serão valorizadas;
- A língua oficial do congresso é a língua portuguesa, mas serão aceites propostas em espanhol e inglês.
Entre os critérios de avaliação gerais incluem-se:
- Criatividade e inovação;
- Foco no público-alvo principal do congresso: comunicadores/as de ciência;
- Linguagem clara, objetiva, acessível e estruturada;
- Ausência de erros ortográficos e gramaticais;
- Título preciso, apelativo e descritivo da atividade proposta;
- Adequação ao tema do congresso.
Para a submissão das propostas é necessário indicar:
- Tipo de proposta;
- Dados de todos os/as autores/as (nome e instituição);
- Identificação do/a autor/a que vai fazer a apresentação oral ou a demonstração;
- Título (até 80 carateres);
- Resumo (até 2000 carateres);
- Três palavras-chave (da lista apresentada);
- No caso da submissão de propostas para Demonstração, adicionalmente, é necessário indicar as necessidades logísticas;
- No caso das sessões completas, adicionalmente, é necessário indicar os elementos que pretende convidar e uma breve nota biográfica (até 500 caracteres com espaços), e o autor que vai moderar o debate;
- No caso de oficinas de formação, adicionalmente, é necessário indicar o formato de oficina, número máximo de participantes e as necessidades logísticas.
Orientações e critérios específicos
Que tipo de sessão é? Uma apresentação oral
Quanto tempo tenho? Até 3 minutos
O que posso usar? No máximo um slide ou um objeto
O que posso apresentar? Trabalhos de comunicação de ciência de curta duração, casos de estudo, casos práticos, resultados preliminares, projetos/trabalhos curriculares, boas práticas, partilha de desafios ou dicas/soluções úteis.
De que me devo lembrar de colocar na submissão?
- Os objetivos e o público-alvo;
- Descrição da atividade e avaliação do impacto;
- Que debate/diálogo pode inspirar dentro da comunidade de comunicadores de ciência.
Que tipo de sessão é? Uma apresentação oral
Quanto tempo tenho? Até 7 minutos
Posso usar vários slides? Sim (mas não é obrigatório)
O que posso apresentar? Trabalhos de investigação em comunicação de ciência, projetos de comunicação com impacto demonstrado, trabalhos experimentais, estudos comparativos ou novas metodologias.
De que me devo lembrar de colocar na submissão?
- O problema e enquadramento teórico;
- A metodologia e a discussão de resultados;
- O que tem de inovador;
- Que impacto teve o trabalho/projeto no panorama nacional e/ou internacional da comunicação de ciência;
- De que forma a audiência da sessão (comunicadores de ciência) pode beneficiar com esta apresentação;
Que tipo de sessão é? Uma sessão interativa
Quanto tempo tenho? Até 90 minutos
Quem pode participar? O painel (2 a 5 pessoas, idealmente) deverá apresentar-se equilibrado em termos geográficos, institucionais, de género e de experiências.
É possível incluir até dois/duas oradores/as convidados/as em cada sessão completa (que estejam apenas presentes nessa sessão, e assim não necessitam de estar inscritos/as no evento).
Que formatos posso apresentar? As sessões completas podem ser debates, mesas redondas, sessões inversas, world cafe, fishbowl, ou outras. Serão valorizadas propostas focadas em temas transversais, que não se foquem em projetos específicos, e que vão ao encontro do tema deste ano do SciComPt 2025.
De que me devo lembrar de colocar na submissão?
- O tema e a motivação para o abordar;
- O formato escolhido (e porquê) e como será dinamizado;
- Os oradores/participantes do formato e a justificação para a sua presença;
- De que forma a audiência (comunicadores de ciência) pode participar na sessão.
Que tipo de sessão é? Uma atividade de demonstração numa banca
Quanto tempo tenho? 60 minutos. O programa contempla pelo menos um período dedicado exclusivamente à apresentação/discussão das demonstrações.
Que condições posso esperar? A organização local assegura mesa, cadeira, ponto de luz e acesso à internet. Os proponentes serão responsáveis pelos materiais de que necessitam para as atividades.
O que posso apresentar? Este formato dedica-se à apresentação de projetos e trabalhos com uma forte componente prática, permitindo discutir diferentes tipos de soluções e produtos de comunicação de ciência, incluindo ferramentas/kits educativos, jogos, módulos expositivos, vídeos, podcasts, modelos de atividades ou outros suportes interativos.
De que me devo lembrar de colocar na submissão?
- As atividades que serão desenvolvidas e como;
- Os materiais que estarão expostos e/ou em uso;
- O tema, a motivação para o apresentar e a relevância para a audiência (comunicadores de ciência);
- O que é tem de inovador e/ou criativo;
- Competências e experiência de quem estará na banca.
Que tipo de sessão é? Uma atividade formativa e interativa
Quanto tempo tenho? Até 180 minutos
Qual o formato? Sessão de formação, oficina ou laboratório de co-criação, desde que a ação dos participantes tenha um papel central e a parte expositiva seja reduzida ao mínimo indispensável.
De que me devo lembrar de colocar na submissão?
- O objetivo da oficina e porque é relevante para a comunidade de comunicadores de ciência;
- Plano detalhado da sessão;
- De que forma esta oficina é inovadora e/ou criativa;
- Quem será responsável pela formação/dinamização da sessão (máximo 2 pessoas) e qual o motivo desta escolha.
Palavras-chave
Cada proposta submetida deverá indicar três palavras-chave da seguinte lista:
- Alterações Climáticas
- Ambiente
- Arte e Ciência
- Avaliação do Impacto
- Biodiversidade
- Blog
- Ciência cidadã
- Ciência e tecnologia
- Ciência em rede
- Ciência Participativa
- Cientistas
- Cocriação
- Comunicação institucional
- Consciencialização
- Conservação e restauro
- Conservação da natureza
- Cooperação
- COVID-19
- Criatividade
- Design
- Diálogo Ciência-Sociedade
- Dias temáticos
- Digital
- Disseminação
- Diversidade e Inclusão
- Divulgação Científica
- Economia Circular
- Educação
- Educação não formal
- Empreendedorismo
- Envolvimento do público
- Envolvimento dos cientistas
- Estratégias de comunicação
- Exposição
- Financiamento
- Fontes de informação
- Formação
- História da Ciência
- Igualdade de género
- Ilustração científica
- Impacto
- Interdisciplinaridade
- Jogos
- Jornalismo científico
- Literacia científica
- Livros
- Meios de comunicação social
- Mulheres na Ciência
- Multidisciplinaridade
- Museus
- Noite Europeia dos Investigadores
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
- Podcast
- Redes Sociais
- Sociedade
- Software
- Stakeholders
- Storytelling
- Sustentabilidade
- Transdisciplinaridade
- Turismo
- Unidades I&D
- Vídeo
- Outra