Oficinas

 

O1. Uso do Genially na criação de recursos para a comunicação em ciências

Esta oficina interativa tem como objetivo capacitar comunicadores de ciência no uso da plataforma Genially, uma aplicação gratuita e intuitiva usada na criação de recursos didáticos, como slides, jogos e sites, sem a necessidade de conhecimentos em programação. A crescente demanda por materiais dinâmicos e inovadores na comunicação científica torna essencial a exploração de ferramentas digitais.

A sessão terá início com uma apresentação breve e prática sobre a plataforma, explorando suas funcionalidades principais e demonstrando exemplos de utilização em contextos diversos. Em seguida, os participantes serão guiados por uma experiência prática, durante a qual criarão seus próprios recursos utilizando a plataforma, auxiliados pelos mediadores.

Pretende-se apresentar o Genially como uma ferramenta acessível e versátil para qualquer profissional, independentemente de sua formação técnica. A oficina demonstrará que é possível criar materiais de qualidade profissional, alinhados às necessidades de comunicação, com ferramentas gratuitas.

Formadores: Michel Silveira e Paulo Simeão Carvalho

Número de vagas: 20 pessoas

Materiais a levar pelos/as participantes: computador portátil

 

 

O2. Escrever comunicados de imprensa - atrair sem perder a precisão

Os comunicados de imprensa desempenham um papel central na divulgação das descobertas científicas e atividades das instituições sendo um veículo privilegiado no contacto entre as instituições e os órgãos de comunicação social. Para além de serem uma fonte indispensável para os jornalistas, a qualidade dos comunicados de imprensa de certo modo determina a qualidade das notícias a que dão origem. Assim, o conteúdo e a estrutura dos comunicados revestem-se de importância especial. Os comunicados, tal como outros trabalhos de comunicação, sem deixarem de ser claros e precisos, devem servir para despertar o interesse e a curiosidade do público-alvo - neste caso jornalistas e editores.

Esta oficina terá um caráter essencialmente prático, sendo proposto aos participantes escreverem um comunicado de imprensa. Os participantes podem levar um artigo a partir do qual queiram escrever o seu comunicado, ou podem escolher um artigo de uma lista de sugestões.

Na primeira parte irão ser abordadas as qualidades essenciais de um comunicado de imprensa sobre ciência, após a qual cada participante criará o seu próprio texto. Embora a escrita seja um processo geralmente individual, neste segundo momento haverá também troca de ideias entre os participantes, em particular sobre a definição da mensagem principal de cada comunicado. Num momento final, os participantes, se assim o entenderem, poderão partilhar os seus textos. Esta diversidade de olhares sobre um texto de ciência pode enriquecer o trabalho final, pois permite uma aproximação do autor ao leitor. No final irá ser discutido um possível fluxo de trabalho e uma possível check-list para a criação de um comunicado de imprensa.

A oficina irá explorar sobretudo comunicados de ciência, mas algumas das técnicas discutidas podem também aplicar-se a notícias e a outros textos de divulgação, como entradas de blogs e alguns textos para redes sociais.

Formadora: Rita Ponce

Número de vagas: 15 pessoas

Materiais a levar pelos/as participantes: computador pessoal ou papel e caneta

 

 

O3. SoundScapes: O som como ferramenta para a interdisciplinaridade

Já se perguntou como seria se fosse possível ouvir as estrelas ou as colisões de moléculas no ar? Embora estes fenómenos não produzam ondas sonoras, eles podem ser traduzidos em som por meio da sonificação. A oficina SoundScapes convida à exploração da sonificação de dados como uma abordagem inovadora para tornar o processo de investigação em ciência mais versátil e criativo, e a comunicação e educação para a ciência mais acessível, inclusiva e interdisciplinar.

Sonificação permite mapear dados numéricos em representações auditivas e ultrapassar facilmente barreiras de iliteracia científica, tornando a compreensão de fenómenos complexos mais intuitiva. Além de beneficiar pessoas com deficiência visual, oferece uma narrativa cativante para explorar conceitos científicos, fomentando a escuta ativa, a interdisciplinaridade e o uso da música como linguagem universal. Esta abordagem permite interligar ciência, tecnologia e arte, enriquecendo os ambientes de aprendizagem e unindo diferentes formas de perceção e compreensão.

Nesta oficina, os participantes poderão ficar a conhecer o que é a sonificação e que vantagens pode trazer para a comunicação de ciência, e ter contacto com ferramentas de eletrónica e programação que poderão ser usadas noutros contextos.

Formador: David Sousa

Número de vagas: 20 pessoas

Materiais a levar pelos/as participantes: computador portátil e auscultadores

 

 

O4. Joga, Corta e Cola: Comunica Ciência

Objetivos

Transformar conceitos científicos em narrativas visuais, sejam elas abstratas ou concretas, através de um jogo interativo que oferece aos participantes a oportunidade de explorar e aplicar princípios fundamentais de design na criação de um suporte gráfico.

Explorar competências de design focadas em comunicar ideias de forma clara e eficaz, através de ferramentas e processos que facilitem tanto a criação quanto a leitura e interpretação de imagens. 

Introduzir a disciplina de design enquanto facilitador de diálogo e objeto de comunicação universal, capaz de ligar profissionais de diferentes áreas e o público em geral – Unir Horizontes. Qualquer pessoa pode aplicar conceitos e metodologias de design em projetos variados, seja para definir uma narrativa, transmitir uma mensagem ou criar uma experiência.

Plano detalhado

 Exposição inicial 

  • Breve introdução sobre o papel do design gráfico enquanto disciplina
  • Explicação do jogo

 Criação de grupos 

  • Número total de participantes 15 
  • Cada grupo terá até 3 pessoas (idealmente com experiências e backgrounds diferentes)

– Desenvolvimento do jogo 

  • Escolha de conceitos científicos – cada grupo escolhe um conceito científico entre os disponíveis
  • Processo de criação – através da colagem, limitação de materiais e técnicas disponíveis
  • Introdução de limites criativos – ao longo do jogo serão introduzidos desafios que definem o processo criativo (além de palavras-chave e formatos, podem surgir outras condicionantes)

 Momento de partilha 

  • Apresentação por parte dos grupos
  • Discussão e troca de ideias entre grupo

Formadora: Carla Emilie Pereira e Marta Correia

Número de vagas: 15 pessoas